Layout do blog


Parótida: A maior das glândulas salivares


A glândula parótida é a maior das três glândulas salivares pares. Localiza-se entre o ramo da mandíbula e o processo estiloide do osso temporal. No seu interior está o ducto parotídeo. Este ducto entra na cavidade da boca através de um pequeno furo na altura do segundo dente molar superior.

As infecções nas glândulas parótidas são bastante frequentes e podem ocorrer por causas virais e bacterianas. A Caxumba, por exemplo, é uma infecção viral muito comum e que ocorre principalmente em indivíduos jovens.

SIALOLITÍASE: É o termo técnico que utilizamos para nos referirmos à formação de pedras (cálculos) nas glândulas salivares, da mesma forma como pode acontecer nos rins, vesícula e outras partes do corpo. Esses cálculos se formam por acúmulo dos sais minerais contidos na saliva.

SIALOADENITE: Esse é um quadro de inflamação que afeta as glândulas salivares e podem cursar com infecções associadas (tanto por vírus como por bactérias). Além do inchaço, surge dor e vermelhidão no local afetado.

TUMORES: As glândulas parótidas também podem ser acometidas por tumores, tanto benignos como malignos. Os tumores benignos são mais frequentes (80% dos casos), sendo a história clínica e os sintomas do paciente, além do exame físico, essenciais para a suspeita diagnóstica.
13 dez., 2021
Nódulo na Tireoide é comum ?
Por Julio Cesar Moreno Jr 29 out., 2021
- Ferida na boca que não cicatriza (sintoma mais comum) - Dor na boca que não passa (também muito comum, mas em fases mais tardias) - Nódulo persistente ou espessamento na bochecha - Área avermelhada ou esbranquiçada nas gengivas, língua, amígdala ou revestimento da boca - Irritação na garganta ou sensação de que alguma coisa está presa ou entalada na garganta - Dificuldade para mastigar ou engolir - Dificuldade para mover a mandíbula ou a língua - Dormência da língua ou outra área da boca - Inchaço da mandíbula que faz com que a dentadura ou prótese perca o encaixe ou incomode - Dentes que ficam frouxos ou moles na gengiva ou dor em torno dos dentes ou mandíbula - Mudanças na voz - Nódulos ou gânglios aumentados no pescoço - Perda de peso - Mau hálito persistente
Por Julio Cesar Moreno Jr 29 out., 2021
O linfoma é um tipo de câncer que tem origem no sistema linfático - O sistema linfático é um complexo conjunto de órgãos linfoides, tecidos, vasos e ductos, que se distribuem por todo o corpo, cujas principais funções são produzir e amadurecer as células de defesa do organismo, além de drenar e filtrar o excesso de líquido do corpo, encaminhando-o para a corrente sanguínea. Os linfomas são primariamente divididos em: - Linfomas de Hodgkin e - Linfomas não Hodgkin Sendo subdivididos em mais de 20 tipos. O aumento dos linfonodos é o que mais chama a atenção, e pode estar associados a sintomas B, tais como febre, perada de peso e suor noturno. O diagnóstico é feito através da biopsia de linfonodos alterados. Os linfonodos do pescoço são frequentemente afetados, sendo um excelente local para biopsia. O tratamento é feito com quimioterapia Os avanços nas medicações quimioterápicas, tem garantido um aumento de 60% no sucesso do tratamento.
Por Julio Cesar Moreno Jr 28 out., 2021
A resposta é NÃO ! Nódulos são decorrentes de um crescimento anormal em um tecido ou órgão do corpo, que pode ser maligno (câncer) ou benigno. Os nódulos podem aparecer em qualquer região do corpo, principalmente no pescoço, e devem ser investigados a fim de excluir a possibilidade de câncer. A diferença entre nódulos benignos e os nódulos malignos (câncer) é a capacidade que o câncer tem de invadir os órgãos vizinhos e se espalhar pelo corpo (metástases). Para o sucesso no tratamento do câncer é muito importante o diagnóstico precoce.
Por Julio Cesar Moreno Jr 28 out., 2021
Por Julio Cesar Moreno Jr 28 out., 2021
A Cirurgia de Cabeça e pescoço é uma especialidade cirúrgica que trata tumores benignos e malignos, além de doenças inflamatórias das seguintes regiões : - Face - Nariz e seios paranasais - Boca - Faringe - Laringe - Tireoide - Paratireoides - Glândulas salivares - Tecidos moles do pescoço - Linfonodos do pescoço - Couro cabeludo Dentre os procedimentos e exames diagnóstico realizados pelo cirurgião de cabeça e pescoço destacam-se: - Video-faringolaringoscopia - avaliar e biopsiar lesões da garganta e laringe ( cordas vocais ) - Biópsia de linfonodo, nódulos e massa do pescoço - Cirurgia de glândula salivar - Cirurgia de faringe e laringe - Câncer de pele - Cirurgia para remoção de tumores da boca - Cirurgia de Tireoide
Por Julio Cesar Moreno Jr 12 mai., 2021
As glândulas salivares 
Por Julio Cesar Moreno Jr 12 mai., 2021
 A Laringe: o órgão da voz
Por Julio Cesar Moreno Jr 06 mai., 2021
A cavidade oral 
Por Julio Cesar Moreno Jr 06 mai., 2021
Apareceu um caroço no meu pescoço, e agora? 
Mais Posts
Share by: